Considerações sobre o lado esquerdo do App

Depois de muitos anos usando Agenda e esperando melhorias na àrea esquerda do App - subprojects e outros, eu dei um jeito de organizar minhas tarefas diárias (com jeitinho brasileiro - kkk). Assim, otimizei as categorias e subcategorias com emojis a fim de dar um check quando finalizo alguma delas, pois preciso, no meu dia dia, organizar muitas coisas/questões em hierarquias diferentes (sou advogado e preciso trabalhar com inúmeros documentos e coisas diferentes ao mesmo tempo), vejamos como fica a minha área esquerda:

➤ Setores.
■ - Subsetores / Divisões de praxe ou Clientes.
□ - Casos que estou trabalhando.
☒ - Casos não concluidos por qualquer motivo.
:ballot_box_with_check:︎ - Casos finalizados.

Dessa forma, eu consigo desmembrar mais os projetos e as notas. Assim, a cada tarefa que começo se torna uma nota em vez de lembrete, otimizando o lado direito do aplicativo, na medida em que passei a utiliza-la para me guiar em órdem cronológica das pendências que tenho que resolver.

Sem dúvidas é o melhor aplicativo que já utilizei, pois mesmo quando não resolve a necessidade de organização, dá acesso integrado às outras aplicações do ecosistema Apple, como link para calendário, lembretes, link para o freeform etc.

Portanto, é muito interessante estar aprendendo a organizar melhor com este aplicativo, bem como melhorando a produtividade a medida em que o aplicativo vai ficando mais robusto pela evoluação com os anos de deselvonvimento pela equipe Momenta B.V

Meus agradecimentos e esperança por melhorias / aprimoramentos

1 Like

Great to see you have found the way where Agenda works best for you. Also very clever to use emoji’s to communicate the current state of the project. Thank you for sharing André!

By the way, and something unrelated, the person who has helped us translate Agenda to Brazilian Portuguese can no longer assist us, and I had to take over based on the Portuguese translation for Portugal. Please let us know if you find any errors or think things can be improved, and perhaps you’re interested in helping join the volunteer translator team? Same goes for other Brazilian users of Agenda who enjoyed reading your post of course!

1 Like

Obrigado @mekentosj

About the volunteer team, would be nice to participate. Thus, count on me for anything you need.

Gostei disso hein, acho que vou aderir

1 Like

Vale a pena criar um esquema com emojis para organzar as categorias e subcategorias… Por exemplo, antes, quando eu tinha que organizar pagamentos ou recebíveis eu criava apenas uma nota para isso, mas ficava bagunçado pq tinha que ficar alterando as datas nas notas ou criar dezenas de lembretes dentro dela, assim não tinha previsão de datas futuras de forma correta - tinha que ficar entrando na nota para ver, pq só se pode atribuir a nota a uma data no calendário.

Com esse esquema de organização das categorias e sub categorias eu dei um passo atrás na gestão de pastas e hierarquias, assim, os lembretes viraram notas, as notas viraram projetos, os projetos viraram subcategorias e as subcategorias viraram categorias. Assim, como expliquei acima, é possível fragmentar as notas em pequenos afazeres, pondendo se guiar pelo lado direito do App (calendário) em órdem cronológica.

Portanto, agora, cada pagamento ou recebíveis se tornam uma nota separada que eu atribuo data e, se muito necessário, coloco um lembrete apenas em caráter de urgência, me permitindo, também, fazer um controle muito melhor de pendências/ datas futuras etc.

Não bastasse isso, pela própria estrutura do aplicativo, se eu quiser ver tudo de uma vez é só abrir todas as notas dentro dos projetos e rolar, pois estarão em ordem contronólica também.

Espero ter ajudado de alguma forma. TMJ :facepunch:

1 Like

Muito bom mesmo. Seria bom se pudesse definir a nota em si como um lembrete também, não apenas evento do calendário. Fica aí minha sugestão pra equipe

1 Like

Apenas complementando, antes de utililzar esses esquema de emojis eu estava utilizando cadernos, vejamos:
Captura de Tela 2023-05-04 às 19.47.28

E da pra deixar tudo automatizado pelos Atalhos da Apple, vejamos:

2 Likes

Com toda certeza, além dos aprimoramentos desse lado esquerdo do App.

Legal tbm se tivesse possibilidade de campartilhar projetos, subcategorias ou categorias com outras pessoas, pois atualmente só é possível compartilhar notas.

Outro ponto: quando compartilhamos notas, deveria poder escolher se a pessoa com quem vc compartilha poderá editar ou apenas vizualizar o conteúdo, pq infelizmente já tive problema da pessoa apagar documento da nota…

1 Like

Sensacional, gostei muito. Eu sou médico, pra trabalho são poucas coisas que preciso anotar pois estou fazendo mais plantões. Porém, pros estudos da minha pós, atualizações, vai ser perfeito dessa forma. Eu costumava usar as categorias como áreas da minha vida, e projetos com partes específicas, mas to achando que da pra fragmentar melhor, e usar símbolos para me encontrar

1 Like

Como funciona esse shortcut? Ele abre a categoria que tem a data do dia contida nela?

Awesome, nice use of shortcuts, would be great if you could share the shortcut and how you add it to the dock either here or in the Shortcuts section of the community!

Great! I’ll add you to OneSky, our translation platform

Essa shortcut cria duas hierarquias nos setores e projetos padrões que utilizo para cada caso

Primeiro é criado uma categoria de cliente (que depois eu vou preencher com o nome da pessoa) e a segunda com o nome do caso que vai após o início datado nos padrões ISO (yyyy.MM.dd), para que eu saiba quando eu abri aquela pasta. Tudo isso é feito nos shortcuts…

Para ajustar a data nos shortcuts dessa forma:

Aí é só adicionar na dock ou pagina inicial do iphone e utilizar…

2 Likes

To add to the dock:

1 Like

Nice one, thanks for sharing!!

1 Like